A ABIH/RS é a entidade que aglutina os Meios de Hospedagem do Estado e representa os interesses dos hoteleiros do estado em todas as instâncias. Nos estatutos da entidade, é cláusula pétrea a colaboração com os poderes públicos, tanto no encaminhamento de demandas como no auxilio para a resolução e consecução de objetivos comuns a todos, governo, empresa e sociedade.

HISTÓRICO

 

Agosto 1958 – Primeira Reunião no Rio Grande do Sul

A instalação da ABIH-RS com uma seccional da entidade nacional, se deu quando da reunião realizada entre hoteleiros de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, para discutir a evolução do mercado de meios de hospedagem do estado. Atualmente ela é uma das 27 afiliadas da ABIH Nacional, entidade fundada em 1936, durante o primeiro congresso nacional de Hoteis, que se reuniu para discutir os cassinos e os rumos da hotelaria e dali em diante, conta com com relevantes serviços prestados a todos os setores da sociedade. A ABIH RS, com associados em todas as regiões do estado, trabalha para o desenvolvimento sustentado em sintonia com os demais interesses do Estado e dos Municípios. Integrada ao segmento do Turismo, tem liderado seu setor em suas principais reivindicações com assídua e ativa participação em todas as instâncias da governança do turismo gaúcho.

 

Abril de 1988 – Primeiro CNPJ.

Neste ano, por decisão da entidade nacional, as seccionais foram instruídas a se tornarem juridicamente autônomas e assim nasceu a personalidade jurídica da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul – ABIH RS.

 

Maio de 2001 Congresso Nacional de Hotéis da ABIH RS

Por decisão de sua assembléia, a ABIH RS contratou a empresa Rossi e Zorzanello para a realização da 41ª edição do Congresso Nacional de Hotéis da ABIH Nacional, que reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro de Eventos Sierra Park, em Gramado, marcando a profissionalização deste evento, que se realizava desde 1936 (com um intervalo de 15 anos pro causa da guerra mundial), em forma de rodízio pelos estados brasileiros onde havia seccionais da entidade.

 

Julho de 2002 – A Sede Própria 

Em 2002, também por decisão da assembleia, a entidade adquiriu através de leilão, o imóvel onde hoje se localiza a sede própria da ABIH RS. Esta aquisição deu um novo corpo para a entidade, permitindo que a hotelaria tivesse um ponto de encontro de fácil acesso par suas reuniões e eventos.